°• A T I R A N D O •°

 

 

 

 

 

 

 

manut.png

Desmontagem e Limpeza

          Antes de tentar qualquer manobra de desmontagem e limpeza em uma arma Glock, é extremamente necessário o conhecimento técnico de todas as suas peças externas e internas de mecanismos.


GLOCK

Nomenclaturas:






GLOCK

Visão Mista - Externa/Interna






GLOCK

Carregador Visão Mista - Externa/Interna






GLOCK

Visão Interna

Desmontagem Primária (Sumaria ou Primeiro Escalão) – “Não Necessita Ferramentas”






GLOCK

Visão Expandida Interna – FERROLHO






GLOCK

Visão Expandida Intena – ARMAÇÃO






GLOCK

Visão Expandida Interna – CARREGADOR



——————————————————————————————————————————————————————————



Ferramenta de Desmontagem



          A Glock Disassembly Tool é basicamente uma chave “cega”, com cabo de polímero e haste de aço, compatível com qualquer pistola Glock, esta chave tem aproximadamente 16 cm de largura, 9,4 cm de profundidade, 1,6 cm de altura e peso de 8g.


          Como a pistola Glock utiliza pinos para travar parte de seus componentes, esta ferramenta serve para desmontar completamente as pistolas Glock, sendo praticamente a única ferramenta necessária para tal.


Atenção:

          Não é aconselhável o desmonte da arma Glock, além da desmontagem primaria ou de primeiro escalão, por pessoas que não detém conhecimento técnico e pratico para tal manejo, é sempre aconselhável à procura de um armeiro especializado e legalizado para a customização ou limpeza profunda no armamento.



——————————————————————————————————————————————————————————


Desmontagem Básica

ATENÇÃO

          Cuidar de uma arma de fogo é um passo importante para qualquer um que possua uma arma, mas também é absolutamente necessário para a segurança e eficiência no seu uso. Uma arma sem cuidados ou mal cuidada se torna inconfiável. A falta de confiança pode ser crucial se for necessário usar uma arma de fogo sob qualquer circunstância, seja no tiro esportivo quanto em uma ocasião real.



Descarrege a Arma com Segurança

- Segure a arma firmemente e sempre mantenha o cano apontado para uma direção segura.

- Trate sempre uma arma de fogo como se estivesse carregada, e mantenha o dedo longe do gatilho.

- Ejete o carregador.

- Esvazie a câmara, puxando o ferrolho para trás, e verifique visualmente e físicamente (colocando o dedo minimo na entrada da câmara de munição) de que não há nenhum cartucho na arma.

- Coloque o carregador e a munição de lado, longe da arma enquanto efetua a desmontagem e limpeza.



Desmontando a Glock

- Para basicamente todos os modelos conhecidos das armas Glock, seu processo de desmontagem é igual.

- Após ter certeza de que a arma esta descarregada, puxe levemente o ferrolho para trás e acione para baixo as travás laterais que estão situadas na metade da armação da pistola.


          


- Após separar o ferrolho da armação, precione internamente para frente a mola e guia de mola e posteriormente retire o cano.




- Identifique as partes que está limpando. Existem quatro peças principais em todas as pistolas semi-automáticas Glock.

- Corpo: Esta é a empunhadura da arma. O gatilho fica no corpo, e o carregador entra no corpo também.

- Slide: É a parte de metal em cima da pistola “Ferrolho”. Mantêm a câmara selada, compensa o recuo, e contém o pino de disparo. Com a armação feita em polímero, o ferrolho possui 70% do peso da arma.

- Cano: O cano consiste do cano e da câmara. Tenha cuidado com a boca do cano e o outro lado, pois estas são as partes que mais afetam a precisão da arma, caso sejam danificados.

- Guia e mola: Normalmente estão em uma peça só. A guia segura o Slide, e a mola coloca o slide de volta na posição após uma munição ser disparada.




- - - - -


Limpeza Básica


- Limpe todos os componentes usando uma toalha de papel (ou um pano que não solte fiapos).

- Remova o máximo das crostas de carbono criadas pelo uso, limpando qualquer óleo e pólvora não queimada.

- Limpe o interior do carregador, o ejetor, trilhos e a área ao redor da câmara. Se encontrar um lugar onde o papel fique preto, limpe mais.

- Aplique solvente (que seja seguro para a pele) em todos os componentes com muita borra de carbono.

- Uma quantidade generosa de solvente é melhor do que muito pouco.

- Deixe o solvente agir por alguns minutos. Qualquer área com sujeira, carbono ou pólvora deve receber uma quantidade extra de solvente.



- Esfregue com uma escova (sem cerdas de metal). isto ajuda o solvente a dissolver as crostas, escove todos as reentrâncias.

- Seque a arma com um pano que não solte fiapos (use uma flanela ou uma camiseta velha). Limpe em todos os lugares onde aplicou solvente (a arma toda) e seque até que fique limpo.

- Passe um pano com solvente em toda a arma novamente, e veja se o pano escurece em alguma área, e limpe a área escura novamente.

- Use um palito para remover qualquer crosta de carbono ou pólvora em áreas difíceis de acessar da arma, instrumentos utilizados em consultórios odontologicos tambem são bem uteis para limpeza detalhada da pistola.

- O local mais comum de ter depósitos de carbono é a câmara. Os depósitos se situam nos cantos das peças de metal.



- Use uma escova para remover qualquer acúmulo do cano.

- Esfregue o barril com a escova pelo menos cinco vezes.

- Não mude a direção da escova dentro do cano. Empurre a escova até o fim, depois toda de volta (fazendo com que as cerdas acompanhem a direção do cano).

- Esfregue o cano com um pano molhado de solvente. Repita com panos limpos (com solvente) até que o pano saia limpo do cano. Esfregue em seguida com um pano molhado de óleo, para evitar oxidação.

- Passe óleo em todos os componentes. Veja no manual da arma onde passar óleo, mas só de olhar onde a arma está gasta já é uma indicação de onde aplicar óleo.

- Passe óleo em todas as partes móveis, como o cão e o gatilho.

- Tente não deixar o óleo nas aberturas do pino de disparo (o óleo junta sujeira e pólvora, e isto pode fazer com que o pino do percursor não dispare).

- A quantidade de óleo a usar: não deve escorrer, mas o suficiente para deixar lustroso.

- Monte novamente a pistola e certifique-se de que todas as partes estão funcionando.

- Um teste rápido e puxar o slide. tenha certeza que ele vai até a bateria. Se não for, a mola de recuo pode não estar no lugar.

- Verifique se a arma está descarregada, e puxe o gatilho: você deve ouvir um click. Puxe o slide novamente se for uma arma de ação dupla, para armar o cão novamente.



- Esfregue a arma montada para remover o excesso de óleo.

- Esfregue a parte externa do cano com um pano seco e a parte interna com uma escova de pano antes de usar a arma, para remover qualquer resíduo de óleo.




- - -


Dicas de Limpeza


- Se estiver tendo problemas com acúmulos, aplique mais solvente e deixe agir por um tempo.


- Se não conseguir limpar todas as áreas onde o solvente entrou não há problema, pois o solvente vai evaporar, e o spray de óleo ira neutralizá-lo.


- Uma camada muito fina de óleo no exterior das partes de metal vai prevenir ferrugem causada pela umidade.


- Se quiser ir um passo além ao limpar o cano, antes de aplicar o pano com óleo, você pode passar um pano ou dois com solvente de cobre. Isto remove qualquer partícula de cobre deixada pelos projéteis com jaqueta.


- Se usar projétil de chumbo, você vai ter que usar solvente no cano. Submerja o cano em um solvente, ou use um plugue para fechar o cano enquanto o enche de solvente.


C U I D A D O !!!


E


B O A S O R T E !


——————————————————————————————————————————————————————————