°• A T I R A N D O •°

 

 

 

 

 

 

 

A R M A S    D E    F O G O


          Uma arma de fogo é um artefato que lança um ou muitos projéteis, geralmente sólidos, em alta velocidade através da queima de um propelente confinado. Este processo de queima subsônica é tecnicamente conhecido como deflagração, em oposição à combustão supersônica conhecida como detonação. Em armas de fogo mais antigas, o propulsor era tipicamente a pólvora negra ou a cordite, mas as armas de fogo modernas usam a pólvora sem fumaça ou outros propelentes. A maioria das armas de fogo mais modernas (com a notável exceção das armas de alma lisa) tem canos estriados (ranhuras internas) para dar giro ao projétil visando dar melhor estabilidade ao vôo do mesmo. É imprescindível para o funcionamento da arma de fogo também a munição.



Principais tipos de armas de fogo modernas:


          As armas leves, de porte individual, podem ser classificadas em dois grandes grupos: as de canos raiados e as de canos não raiados ou de alma lisa. As de canos raiados podem ser curtas (revólveres, pistolas, garruchas, etc.) ou longas (carabinas, rifles, fuzis, etc.) e as de alma lisa (espingardas) destinam-se à caça, defesa ou tiro esportivo (pratos). Independente de suas características (curta, longa, raiada ou não raiada) utilizam munições que podem ser dos mais variados tipos, identificadas sempre pelo calibre.



- Cano de Alma LISA






- Cano de Alma RAIADA



_______________________________________________________________________________________________________________________





R E V Ó L V E R


         Um revólver é uma arma de fogo de repetição, de porte individual, normalmente um só cano e com calibres variados. O depósito de cartuchos do revólver é constituído por um tambor ou cilindro giratório com várias câmaras ou culatras onde ficam os cartuchos (usualmente cinco, seis ou sete, porém variando para mais ou para menos). O mecanismo de alimentação rotaciona este tambor em arco por disparo, de onde provém seu nome. Sistema moderno descende do projeto desenvolvido por Samuel Colt em 1836.

Definição Técnica:
          Arma curta de alma raiada ou lisa, portátil, de repetição, na qual os cartuchos são colocados em um cilindro giratório (tambor) atrás do cano, podendo o mecanismo de disparo ser de ação simples ou dupla.





_______________________________________________________________________________________________________________________





P I S T O L A


       Pistola é uma arma de fogo portátil, leve, de cano curto, elaborada para ser manejada com uma só mão. Uma pistola geralmente é uma arma pequena de boa empunhadura e rápido manuseio, feita originalmente para uso pessoal (uso por uma pessoa) em ações de pequeno-alcance.


             No século XV o termo era usado para definir também pequenas facas que podiam ser escondidas dentro das roupas de uma pessoa. No século XVIII o termo começou a ser usado para definir pequenas armas de fogo de mão.


        As pistolas são classificadas por calibre, sendo definidas em vários países as de uso permitido ou uso restrito, por suas potências diferenciadas.


          Pistolas do mesmo calibre podem utilizar munições diferentes, aumentando seu poder de impacto, perfuração ou dano interno no alvo.


          Pistolas são, geralmente, semi-automáticas – disparam um projétil por cada vez que se comprime o gatilho, recolocando outro cartucho na câmara, pronto para o disparo seguinte. Existem também alguns modelos totalmente automáticos – que podem disparar vários tiros enquanto se mantiver o gatilho pressionado. Sua eficácia é duvidosa, dado o pequeno tamanho da arma (cano) e cadência de tiros muito rápida.


          Um modelo automático de pistola é a Mauser 712 uma variante da famosa Mauser C96. Eram bastante comuns as pistolas totalmente automáticas na Espanha, sendo produzidas por exemplo pela fabricante Astra. Atualmente a fabricante austríaca Glock produz um modelo automático, em calibre 9mm, a Glock 18.



Definição Técnica:
          Modernamente podemos conceituar pistola como arma curta, raiada, portátil, semi-automática ou automática, de ação simples, ação dupla, dupla ação e híbrida, com câmara no cano, a qual utiliza o carregador como receptáculo de munição. Existem pistolas de repetição que não dispõem de carregador e cujo carregamento é feito manualmente pelo atirador. Seu nome provém de Pistoia, um velho centro de armeiros italianos.




PISTOLA SEMI-AUTOMÁTICA






PISTOLA AUTOMÁTICA




_______________________________________________________________________________________________________________________





E S P I N G A R D A


          Uma espingarda é uma arma de fogo portátil de cano longo. Tornou-se a principal arma pessoal dos exércitos, desde o final do século XVII, altura em que a espingarda de pederneira substituiu o mosquete. A baioneta, que era costume afixar-lhe para a luta corpo a corpo, tornou-se operacionalmente praticamente obsoleta.



Definição Técnica:

          Arma longa, de alma lisa, que utiliza cartuchos de projéteis múltiplos ou de caça.




Espingarda com coronha e outra com pistol grip.




_______________________________________________________________________________________________________________________





C A R A B I N A


            Carabina é uma arma de fogo mais curta que a espingarda, tendo entre 1,00 e 1,20 metros de comprimento, muito usada em caça e tiro desportivo, podendo ser de diversos calibres. Antigamente, designava uma versão mais curta do fuzil de infantaria a ser empregada por tropas de cavalaria.
           Hoje, designa armas longas de cano estriado mais compactos do que os fuzis ou que disparam munição de menor potência do que estes. No século XIX e início do século XX, as carabinas eram as armas utilizadas pelas tropas de cavalaria e de caçadores a pé americanos.
        Os soldados de infantaria de linha precisavam de uma arma de fogo de maior potência, enquanto que aquelas tropas precisavam de uma arma menor e rápida. Estas dimensões e peso relativamente baixos das carabinas permitem a sua mais fácil utilização em situações de combate a curtas distâncias, como áreas urbanas e florestais. A desvantagem, em relação aos fuzis ou espingardas, é a redução do alcance e da precisão a longas distâncias (acima de 15 metros).

Definição Técnica:
          Geralmente uma versão mais curta de um fuzil de dimensões compactas, cujo cano é superior a10 polegadas e inferior a 20 polegadas (geralmente entre 16 e18 polegadas).




Carabina manual de alavanca – Puma




_______________________________________________________________________________________________________________________





R I F L E    /    F U Z I L


         Fuzil é a designação usada para armas de fogo portátil, de cano longo (maior que 48 cm). Podem ser de repetição, semi-automáticos ou automáticos. Também podem ser usados os termos “rifle” ou “refle”, palavras tomadas de língua inglesa.


            A denominação “fuzil” tem origem no nome da peça metálica das antigas espingardas de pedeneira que, percutida pelo silex (pedeneira), produzia a faísca que originava a deflagração, produzindo o disparo do projétil. A palavra “fuzil” acabou por ser utilizada para designar não apenas a peça metálica, mas toda a arma em si.


           O termo nunca foi muito utilizado na língua portuguesa se não no meio militar, sendo no meio civil usada preferencialmente à designação “espingarda”, o que é errado. Contudo, no final do século XIX, no Brasil, em virtude da influência militar francesa neste país, o termo começou a ser usado para designar as armas longas de cano de alma raiada.


           A diferença entre “fuzil” e “carabina” é apenas o tamanho do cano, tendo a “carabina” cano menor que 48cm. Tanto o “fuzil” quanto a “carabina” tem o cano com alma raiada, sendo por definição “espingarda” a arma de fogo de cano longo com alma lisa.


          O rifle Brasileiro tem como arma padrão FN FAL apesar de a IMBEL já estar desenvolvendo o IA-2 que tem como objetivo substituir o FAL nas Forças Armadas do Brasil.


          O fuzil americano M16 foi usado como padrão pelo exército estadunidense durante a Guerra Fria e na Guerra do Vietnam, e ele competia com o AK-47 Russo. Os AK-47 são muito vistos hoje em dia principalmente em mãos de terroristas e rebeldes; isso se dá pelo fato de serem fuzis rústicos baratos, muito fabricados pela Rússia durante a guerra fria e muito vendidos clandestinamente, com ênfase em países africanos que os usam até hoje.



Definição Técnica:

          O termo rifle, muito comum, de origem inglesa, significa o mesmo que fuzil. Arma longa, portátil, que pode ser de uso militar/policial ou desportivo; de repetição, semi-automática ou automática e de cano longo (maior que 48 cm).




Rifle manual por ação de alavanca “Bolt Action”






Rifle automático M16





Rifle automático Imbel IA-2




_______________________________________________________________________________________________________________________





S U B - M E T R A L H A D O R A


          Pistola-metralhadora, submetralhadora ou metralhadora de mão, é uma arma semi-automática ou automática de tamanho reduzido para uso de mão, sem fixação por tripé, utilizando um calibre usual das pistolas, como o 9 mm e o .40 S&W. A utilização mais adequada é em tiro instintivo a pequenas distâncias, visto que sua precisão é prejudicada pela elevada cadência de tiro.
          A denominação “pistola-metralhadora” é mais comum em Portugal e as denominações metralhadora de mão (terminologia militar) ou submetralhadora (mídia) no Brasil. No passado, algumas variantes deste tipo de armas eram denominadas “carabinas metralhadoras”, “mosquetes automáticos”.

Definição Técnica:
           Também conhecida no meio Militar como metralhadora de mão, é classificada assim por possuir cano de até 10 polegadas de comprimento e utilizar cartuchos de calibres equivalentes aos das pistolas semi-automáticas.




Sub-Metralhadora UZI






Sub-Metralhadora MP5







Sub-Metralhadora Walther MPK



_______________________________________________________________________________________________________________________

FONTES:>

- Cartilha do Armamento da Policia Federal do Brasil (BRA)
- Definições Militares do Exército Brasileiro (EB-BRA)
- Definições Civis e Militares dos Estados Unidos da América (EUA)
- Definições Internacionais sobre armaneto (INTER)